Pastorais Permanentes

• PASTORAL DA FAMÍLIA

A Pastoral Familiar surgiu da necessidade de atuação da Igreja junto às famílias devido às amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura, pondo em questão esta instituição que constitui o cerne da sociedade. A família sempre foi de grande importância para a Igreja, pois através dela que o homem começa sua vida, forma sua base.

Eis que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne (Gn 2, 24). É neste espírito que a Pastoral da Família busca – desde antes da formação de um novo núcleo familiar até a sua constituição e desenvolvimento – levar a todos o sentido de viver o sacramento do Matrimônio. Disse o Papa João Paulo II: “A família é o coração da nova evangelização”.

No Santuário Nossa Senhora Aparecida, a Pastoral da Família é composta por casais paroquianos com o desejo de viver em plenitude sua vocação ao matrimônio, trilhando – mediante sua vida de casados e seu convívio virtuoso com os filhos – esse caminho de santidade aberto sobre a “rocha firme” da Igreja.

Dentre as atividades estão:

Curso de Noivos: Curso pré-matrimonial, para jovens casais que buscam o sacramento. O curso tem a duração de 3 (três) meses - dividido em 12 (doze) encontros, sendo 1 (um) encontro por semana no período da noite.

• PASTORAL DO DÍZIMO

A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito a sua colaboração, em sintonia com a pastoral de conjunto na Igreja particular.

• PASTORAL DA COMUNICAÇÃO - PASCOM

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)

Compreendendo a Pascom em sua abrangência, o Diretório (n. 248) traz algumas características se destacam:

1. colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;

2. promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;

3. capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;

4. favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;

5. envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e

6. desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.