Movimentos

• APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que busca a santificação pessoal com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

Ao fazer parte do Apostolado, o fiel assume o compromisso do oferecimento diário de si mesmo, da participação da Comunhão reparadora das Primeiras Sextas-feiras e da oração pelas intenções do Santo Padre, o Papa. A espiritualidade está centrada no Santo Sacrifício da Missa.

O Apostolado da Oração teve seu início em um seminário de Valls, na França, em 1844. Depois de ouvir o testemunho de missionários vindos da Índia e da África, alguns jovens expressaram o desejo de fazer o mesmo, mas o Padre que os acompanhava, o jesuíta Francisco Xavier Gautrelet, recorda-lhes a necessidade de concluir os estudos e propõe um movimento de revisão de vida e de oração pessoal e comunitária como oferta pelas missões e pela Igreja.

O efeito é tão eficaz que começa a ser divulgado e proposto a todos, e, em 1849, o Papa Pio IX dá sua aprovação ao Apostolado da Oração. Em 1880, o Papa Leão XIII solicita ao movimento que reze por suas intenções e, mais tarde, pede também que o Apostolado cuide da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

É importante recordar que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se aos pés da cruz, no momento em que o soldado ‘abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água’ (Jo, 19, 34). Ao longo dos séculos, a devoção foi sendo cada vez mais vivida e disseminada, com testemunhos eloquentes como os de Santa Lutgarda de Tongeren, Santa Gertrudes de Helfta e Santa Margarida Maria de Alacoque.

No Brasil, o primeiro centro do Apostolado da Oração foi fundado em 30 de junho de 1867, no Recife, na Igreja da Santa Cruz.

Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

No dia da Consagração é realizada a imposição da fita vermelha – sinal externo da pertença e serviço ao Sagrado Coração de Jesus.

Os membros do Apostolado da Oração são chamados a participar de outras pastorais e movimentos da comunidade, servindo a Igreja em suas necessidades.

Horários missa: toda primeira sexta-feira do mês, às 19h00.

• TERÇO DOS HOMENS

O objetivo do Terço dos Homens é despertar o interesse nos homens à devoção mariana.

Quem pode participar? Homens de todas as idades.

Horários: todas as segundas-feiras, às 20h00.

Local: no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Para participar, basta comparecer no dia e horário citado acima.

• ECC - ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13).

Objetivos Pastorais do ECC

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais.

• MULHERES QUE ORAM

O grupo das Mulheres que Oram oficialmente foi criado em nosso santuário no dia 24 de setembro de 2019, nasceu no coração de uma paroquiana Darci Ferrai (in memória) e outras mulheres o desejo de juntas rezarem pelas necessidades do mundo, do Brasil, de nossa cidade, da saúde, dos sonhos. A patrona do grupo é Nossa Senhora dos Aflitos, nas orações as mulheres pedem que Nossa Senhora interceda por toda humanidade.

Hoje o grupo se reuni todo dia 24 do mês no santuário para rezar o terço e participar da calebração eucarística e para uma reunião do grupo.
Há também um grupo online (whatsapp) onde as mulheres colocam as intenções das orações e rezam juntas.

Se você mulher tem o desejo participar do grupo e unir-se em oração, entre em contato com a coordenadora Lilian.