Pastorais Iniciação Cristã

• PASTORAL DA CATEQUESE

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Realizando encontros semanais de formação, onde são apresentados temas do cotidiano, iluminados pela Palavra de Jesus que traz a vontade do Pai, na força do Espírito, onde busca-se do verdadeiro sentido da vida.
“Na verdade. o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende essencialmente da Catequese. Neste sentido, a Catequese deve ser considerada como momento prioritário na evangelização” (DGC 64).
Como processo permanente de educação da fé, visa o crescimento e amadurecimento progressivo, formando o cristão, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e com os irmãos, mediante a adesão pessoal a Jesus Cristo e a aceitação do seu caminho de salvação e libertação.     A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.

• PASTORAL DO BATISMO

O batismo é o nascimento para a Fé. Assim como a criança que nasce e depende dos pais para os cuidados desta vida, nós também dependemos de Deus para os cuidados da vida eterna. No batismo, a Igreja reunida celebra a experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Por meio desse sacramento, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós. Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus

O santo batismo é o inicio de toda a vida cristã, a porta para a  vida do Espírito e abre o acesso aos demais sacramentos. Por meio deste Batismo, somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão:
“Ide por todas as nações e Batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo” Mt (28,19)

• SAV – SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

SAV significa Serviço de Animação vocacional. “Serviço” porque é, exatamente, um cumprimento de uma missão e toda missão implica uma atitude, uma ação concreta. “Animação” não é o mesmo que mera empolgação ou mesmo euforia. Quer sim expressar alegria consciente e certeza de poder contar com as graças necessárias para realizar tal empreendimento. É “Vocacional” porque nos recorda o chamado, escolha de Deus por nós. É um trabalho pastoral da Igreja que pretende despertar os cristãos à vocação humana, cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.